Olá meus amores, tudo bem com vocês?

Hoje eu trago pra vocês a resenha do livro Reconstruindo Amelia, da escritora americana Kimberly McCreight. Vamos lá?






Reconstruindo Amelia - Kimberly McCreight

Editora: Arqueiro
Páginas: 349
Ano: 2014



"SINOPSE: Você conhece a pessoa que mais ama no mundo? Kate Baron achava que sim até receber a devastadora notícia de que Amelia, sua filha de 15 anos, cometeu suicídio pulando do telhado do colégio particular onde estudava. Poucos dias depois, entretanto, uma mensagem anônima em seu celular revela que a morte de sua filha talvez não tenha sido da maneira que as autoridades alegaram. Amelia pode ter sido assassinada? Como advogada, Kate está determinada a descobrir a verdade e, para isso, mergulha no passado da filha, recolhendo cada fragmento de e-mail, cada linha dos textos do blog, cada atualização de status do Facebook. Sempre um passo atrás da verdade, ela descobre um lado de Amelia que nunca imaginaria que existisse. Este impressionante romance de estreia vai além de uma história sobre segredos e mentiras. Narra a busca de uma mãe tentando reunir cada detalhe possível para reivindicar a memória da filha que não pôde salvar."


O livro conta a história da advogada Kate Baron, que é mãe solteira da adorável Amelia, que tem 15 anos. Um dia enquanto ela estava em uma reunião, ela recebe uma ligação do colégio de Amelia pedindo para que ela fosse lá, pois Amelia tinha se metido em problemas e ficaria suspensa. Kate se recusa a acreditar, pois a filha sempre foi uma aluna dedicada e pensa se tratar de um engano ou equívoco, mas mesmo assim vai lá. No caminho ela encontra bastante dificuldades e acaba se atrasando, e ao chegar ao colégio, ela recebe uma trágica noticia: Amelia pulou do telhado do colégio e não resistiu a queda, vindo portanto a falecer. A partir desse momento, o mundo de Kate desaba e ela fica se perguntando onde errou como mãe. Ela sabia que tinha uma vida atarefada, mas fazia o possível e o impossível para estar presente na vida de Amelia. Por que ela tinha feito isso? Por que?

Em mais um péssimo dia após a morte de Amelia, Kate recebe um SMS de um número desconhecido "Amelia não pulou" e a partir daí, a vida de Kate sofre uma reviravolta. E se tiver sido um assassinato? Quem teria feito isso com Amelia? Kate vai em busca de respostas, só que isso é muito doloroso, pois conforme ela vai adentrando na vida de Amelia, ela vai descobrindo coisas sobre a filha que nunca lhe passaram pela cabeça.

Os capítulos do livro são alternados entre a vida de Kate e a vida de Amelia. Com texto narrado em 1ª pessoa, podemos acompanhar a vida de Amélia desde meses antes da sua morte. Com texto narrado em 3ª pessoa, podemos acompanhar a vida de Kate, buscando descobrir a causa da morte da filha, relembrando o passado dela, e acompanhando um pouco de sua vida profissional. Existe alguns capítulos também com e-mails trocados por Kate, algumas postagens do facebook de Amelia, suas conversas via SMS e artigos publicados em um blog da escola de Amelia. O blog tem o nome de GrAcIoSaMENTE, e era um espécie de lugar onde se contavam todos os podres dos alunos e funcionários do Grace Hall.


"Há muitas definições para a palavra idiota no dicionário. Não seja uma delas."

Amelia Baron é uma jovem de 15 anos, que é muito inteligente, uma ótima atleta, ama ler e é muito fã de Virginia Woolf. Ela tem heterocromia (tem olhos de cores diferentes). É uma ótima filha, e entende a rotina de trabalho da mãe, mesmo se sentindo só as vezes, mas essa parte ela não conta para sua mãe, pois ela vê o quanto Kate se esforça para ser a mãe perfeita. Ela tem uma melhor amiga chamada Sylvia. Sylvia é a garota popular, que pega vários garotos e tem o seu próprio estilo. A amizade das duas parece ser bem improvável, mas elas se dão muito bem.


"Eu podia ser melhor aluna e melhor atleta, mas Sylvia sempre fora a melhor em ser ela mesma."

A Amelia também tem um amigo bem misterioso chamado Ben. Eles só conversam por SMS e vivem combinando de se conhecer. Mesmo não se conhecendo pessoalmente, eles tem uma amizade bonita e ela confia bastante em contar seus segredos para ele.


"- O que eu faria sem vc pra me animar?- Morreria? Gosto de pensar que vidas dependem de mim"

Eu gostei demais da Amelia, sério. Ela foi uma personagem incrível e eu ficava ansiosa para chegar nas partes dela, para que eu entrasse mais a fundo em sua vida e a conhecesse mais, saber tudo o que ela sentia até o dia da sua morte, todas as coisas que ela viveu e passou. Ela não era uma menina perfeita, mas era uma pessoa que é impossível não gostar.

Kate é uma advogada que divide seu tempo entre ter uma carreira de destaque na empresa que trabalha e dar de conta de ser uma mãe presente na vida da filha. Mesmo trabalhando tanto, ela faz questão de reservar um dia da semana para jantar com a filha e passar um tempo com ela. Ela tem uma paranoia de querer ser a melhor mãe do mundo e confesso que eu achei a personagem dela bem cansativa na maior parte do tempo, mas até que consigo entender porque esse esforço todo em ser a melhor, ela não teve uma mãe muito boa. A mãe de Kate é muito rude e eu fiquei meio espantada com a frieza dela em relação a morte da Amelia.

O livro tem tudo pra ser um livro maravilhoso, mas o final meio que estraga tudo, porque algumas coisas super no sense relacionadas a vida da Kate são postas no livro e a gente tem que engolir. Se não fosse por causa disso, o livro seria maravilhoso e com certeza receberia 5 xícaras de caramelo, rs.

Sobre o final, eu acho que meio que já sabia o que tinha acontecido. Não que o livro dê dicas durante a leitura, não dá. Mas porque eu sou bem desconfiada mesmo com as coisas kkk. Acho que também fica a lição de que não podemos nos calar diante dos problemas, nem tentar omitir e esconder as coisas, porque a verdade e a sinceridade valem muito mais, são libertadoras e nos fazem evitar problemas maiores, por mais que na hora seja difícil se abrir e ser sincero. Quanta filosofia de minha parte, hahaha


 CLASSIFICAÇÃO:




QUOTES:

"Às vezes é dificil perceber a velocidade da corrente até você se ver no topo de uma cachoeira."

"Não podemos fugir de quem somos."

"Mas, enfim, quando as coisas têm que acontecer, geralmente acontecem."

"Todo mundo tem faróis que conduzem para casa."

"Talvez seja mais fácil dar mais importância às coisas quando já acabaram."



43 Comentários

  1. Amei, amei, amei!!!! Sem palavras, arrasou na resenha e me apaixonei pelo livro!
    Já querooooo!
    Beijão, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bru, fico muito feliz que tenha gostado! Beijoos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Que resenha linda!
    Eu também sou meio desconfiada com livros hahaha
    Quero muito ler esse :D


    bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que história interessante, adorei a sinopse e a sua resenha, fiquei curiosa para saber o desfecho do livro :D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muito boa mesmo, espero que você leia e goste!

      Excluir
  4. Olá Nazare
    Tudo bem?
    A capa desse livro nunca me chamou muito atenção!
    Mas depois de ler sua resenha, pretendo dar uma chance sim!
    Adoro livros que abordam um bom mistério e assassinato!
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é bem sem graça mesmo, mas o livro é bom! bjs

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro, mas a história me pareceu bem interessante. Pena que o final não foi bom sempre fico com raiva quando leio um livro bom e o final me decepciona.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  6. Oi Nazaré, tudo bom?
    Primeiramente, eu fiquei com interesse por livro porque a sinopse promete uma boa história de suspense. Não é meu tipo de leitura favorita, mas a curiosidade bateu aqui.
    Finais que ou você ama ou você odeia são um risco, mas vou procurar o livro e aceitar esse risco, quem sabe dá certo?
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, se arrisque! Quem sabe você gosta do final? Beijooos

      Excluir
  7. Eu adoro a premissa desse livro, mas a maioria dos comentários que li são negativos, uma pena que o seu também vá para o mesmo caminho. Só me desanimei mais kk

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK isso as vezes acontece comigo, quero ler um livro mas vejo todo mundo com comentários negativos, dá um desânimo né? bjooos

      Excluir
  8. Oie,

    O livro parece ser fantástico e ter muito suspense. Já quero ler!

    Amei a resenha.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Esse livro me lembrou um pouco de Eu Estive Aqui, mas no caso a menina realmente tinha se matado, mas ela foi meio que induzida a isso.
    Mas gostei da estória! Eu leria sim!!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço esse livro que você falou, vou procurar saber mais!

      bjos

      Excluir
  10. Adorei sua resenha! Já tinha lido sobre esse livro, mas o jeito que você contou me cativou!

    Beijos,
    Natália.
    http://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que legal seu comentário, muito obrigada! :)

      Beijoos

      Excluir
  11. Oiii, tudo bem??? Eu tenho esse livro em e-book, mas ainda não li. tenho muita vontade. Adorei a resenha e a vontade cresceu, só fiquei um pouquinho receosa pelo final, mas acho que posso curtir. Vamos ver né? Hahhah, também sou mega desconfiada :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li em e-book, Gih! Leia, o final não é tão horrível assim, só me desagradou um pouco!

      Beijooos

      Excluir
  12. Nazaré mulher, assim vc vai me falir. Amei a resenha e vou comprar, tava de promoção por 9.99 lá na Americanas. Vou passar lá hoje.
    Meninoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  13. Com certeza já entrou pra minha wishlist! Eu já tinha pensado em comprar esse livro algumas vezes porque sempre gostei da capa, mas agora sabendo da sinopse e com a sua opinião ele com certeza vai entrar pra minha lista de desejados!

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Bia, espero que goste bastante da história! bjos

      Excluir
  14. Oie Nazaré =)

    Confesso que esse livro nunca me chamou muito a atenção, e depois que li algumas resenhas não tão positivas que falam justamente que o final estraga com tudo, acabei desistindo da leitura.
    Fico feliz em saber que apesar disso, você curtiu bastante o livro.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu acho que o final foi meio infeliz, mas não tiro os méritos do livro, ele é bom 90% haha

      Beijoos

      Excluir
  15. Me apaixonei por esse livro.
    Que coisa linda. Já vou colocar na minha lista. Quero mto. <3 <3

    http://glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  16. Achei esse livro bem especial, um drama policial muito sensível.

    ResponderExcluir
  17. Olá Nazaré!
    Adoro livros de suspense e cheio de mistérios. Esse parece ser muito bom e fiquei curiosa. Adorei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Eitaaa!
    Parece ser um ótimo livro.
    Amei a resenha e fiquei louco pra ler isso logo,pelamoooor!
    Muito bom.parabéns!
    Bjo

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rô, o livro é bem interessante mesmo! Bjs

      Excluir
  19. Oie sem palavras, me convenceu haha fiquei com u=muita vontade de ler e desse jeito meu bolso não aguenta, ótima resenha!

    Beijos^^
    http://meninasnaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Primeiramente, quero lhe parabenizar pela resenha, Nazare, você escreve muito bem!

    Esse livro está na minha lista de desejados, mas não imaginei que fosse tão bom assim (pelo menos, lendo sua resenha, parece ser um livro incrível), preciso comprá-lo logo, haha. Beijos!

    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lari! Eu gostei bastante dele, mas como disse, o final meio que tira um pouco a magia dele!

      Beijoos

      Excluir
  21. Já queria, mas depois do texto eu realmente preciso deste livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    http://coolturalblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  22. Olha, não sou fã de suspenses, mas esse adoro!
    A sua resenha captou bem a essencia do livro e me deu vontade de ler de novo haha.
    Um beijo

    pratelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir